segunda-feira, 29 de maio de 2017

Versão final do projeto interdisciplinar:




sábado, 27 de maio de 2017

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Para a segunda parte do nosso projeto interdisciplinar, usaremos o app-inventor para fazer um pequeno jogo de perguntas e respostas sobre o tema do nosso grupo (3ª Lei de Newton), aqui estão as primeiras imagens de como esta ficando o aplicativo: 
(OBS:a parte lógica do aplicativo ainda esta em produção por isso ela será publicada em alguns dias.)




 Tela Inicial do aplicativo(versão 2).




 


Tela onde ira aparecer a pergunta e as alternativas corretas.






Ao final de cada partida ira ter um ranking com a pontuação do jogador.







Os integrantes para o continuação do projeto integrador são:



Fernando Luciano de Almeida.
RA: 002201700625








Jadson Inácio da Silva.
RA: 002201700862

 Matheus endrigo zanin.
RA: 002201701027











Paulo Roberto Venturine Júnior.
RA: 002201700334


segunda-feira, 27 de março de 2017

segunda-feira, 6 de março de 2017

Terceira Lei de Newton

Projeto: "Leis de Newton"  Scratch
Universidade São Francisco- Campus Itatiba-SP
Esse post destina-se a elaboração do projeto sobre a terceira lei de Issac Newton. Nele abordaremos algumas curiosidades sobre a vida de Newton e suas teses.
Dentre elas, uma das mais discutidas e importantes, a terceira lei, que aborda ação e reação; vamos lá:

A vida de Newton

 Newton por Godfrey Kneller.
Newton por Godfrey Kneller.
Isaac Newton nasceu em 4 de Janeiro de 1643, no condado de Lincolnshire, Inglaterra. Mas, pelo calendário usado na Inglaterra na época, Newton nasceu no dia 25 de Dezembro. Filho de fazendeiros, o cientista, físico e matemático nunca conheceu seu pai, morto três meses antes do filho nascer.

Estudou na escola King’s School, onde era um aluno mediano. Entretanto, depois de uma briga com um colega de classe, começou a se esforçar mais nos estudos. Passou então a ser um dos melhores alunos da escola. O sucesso nos estudos levou Newton a entrar na Faculdade Trinity, em Cambridge, onde servia outros alunos em troca de uma bolsa de estudos paga pela faculdade.

Newton se interessava pelos pioneiros da ciência, como o filósofo Descartes e os astrônomos Copérnico, Galileu e Kepler. Depois de formado, Newton fez estudos em matemática e foi eleito professor da matéria em 1669. Em 1670, começou a dar aulas de ótica. Nesta época demonstrou como, através de um prisma, é possível separar a luz branca nas cores do arco-íris.
 Primeira edição de Principia Mathematica.
Primeira edição de Principia Mathematica.
Em 1679, o cientista inglês voltou-se para mecânica e os efeitos da gravitação sobre as órbitas dos planetas. Para isso partiu das leis de Kepler sobre o movimento dos planetas. Em 1687, publicou o livro Principia Mathematica, em que demonstrou as três leis universais do movimento. Ele usou a palavra grega gravitas (que significa peso) para definir sua lei da gravitação universal. Com este livro, Newton ganhou reconhecimento mundial.
Newton foi sagrado cavaleiro da coroa britânica pela Rainha Anne, em abril de 1705. Como nunca casou ou teve filhos, quando morreu em 31 de março de 1727, Newton não deixou herdeiros. Seus estudos são sua maior herança para a humanidade . Estes continuam sendo aplicados e celebrados até hoje.
Após conhecermos um pouco mais sobre Isaac Newton, vamos agora focar e entender mais sobre o nosso projeto que abordará um estudo completo sobre a terceira lei de Newton:

TERCEIRA LEI DE NEWTON

Terceira lei de Newton descreve o resultado da interação entre duas forças. Ela pode ser enunciada da seguinte maneira:
Para toda ação (força) sobre um objeto, em resposta à interação com outro objeto, existirá uma reação (força) de mesmo valor e direção, mas com sentido oposto.
A partir desse enunciado, podemos entender que as forças sempre atuam em pares. Nunca existirá ação sem reação, de modo que a resultante entre essas forças não pode ser nula, pois elas atuam em corpos diferentes.
Imagine a situação em que alguém leva uma bolada no rosto. A ação seria a força feita pela bola sobre o rosto da pessoa, e a reação seria a força feita pelo rosto sobre a bola. Mesmo que a aplicação da força de reação seja involuntária, ela sempre acontece. As duas forças possuem exatamente o mesmo valor, mas são aplicadas em sentidos opostos. Na imagem abaixo, FBR é a força da bola sobre o rosto, e FRB é a força do rosto sobre a bola.
  • O caso do lançamento de foguetes
Outro exemplo de aplicação da terceira lei de Newton é o caso do lançamento de foguetes. No momento em que ocorre a queima dos combustíveis na base do foguete, uma enorme quantidade de energia é liberada. Assim sendo, uma enorme força é feita contra o chão e, em reação a essa força aplicada ao chão, o foguete é impulsionado para cima.
  • O Peso e a Normal
Ao colocar um corpo sobre uma superfície, a força peso força a superfície de modo que ela responde com uma força vertical e para cima a fim de suportar o peso do objeto. O nome dessa força é Normal.
A força normal não é considerada uma reação da força peso. A terceira lei de Newtondiz que ação e reação atuam em corpos diferentes, e Peso e Normal atuam no mesmo corpo, contrariando a lei da ação e reação. Clique aqui e veja outros exemplos de forças de ação e reação.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Engenharia elétrica

É o ramo da engenharia que geralmente trabalha com os estudos e aplicações da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. Este setor surgiu em meados do século XIX quando da comercialização, da distribuição e utilização da energia elétrica.
Nos Estados Unidos, a engenharia elétrica é considerada para lidar com os problemas associados com sistemas de energia elétrica e sistemas eletrônicos, sendo que as principais instituições, como o Massachusetts Institute of TechnologyCalifornia Institute of Technology, Stanford University, e University of Michigan, abordam sistemas elétricos, eletrônica, microeletrônica ou de comunicações de forma integrada à engenharia elétrica. Nos restantes países da América não é diferente. No Brasil, por exemplo, à eletrônica em alguns cursos corresponde a maior parte dos conteúdos abordados durante a graduação em engenharia elétrica. Sendo assim, a distinção entre engenharia elétrica e engenharia eletrônica não ocorre, são considerados um curso comum.
Na Europa, geralmente são ofertados cursos de engenharia eletrotécnica e eletrônica separadamente, onde o primeiro é voltado à sistemas de energia elétrica, e o segundo apresenta maior ênfase nos sistemas eletrônicos[1]. Entretanto, entre as melhores universidades [2], como a Oxford na inglaterra[3], em alguns casos é mantido o título de engenheiro elétrico abrangendo ambos os conteúdos. Outros cursos superiores relacionados com eletrônica são: Engenharia Electrónica e de Telecomunicações, Engenharia de Sistemas e Comunicações, Engenharia Informática, Engenharia Informática e de Computadores, entre outras.
No Brasil, a engenharia elétrica é geralmente cursada em cinco anos, e assim como nos EUA, incorpora a engenharia eletrônica e telecomunicações, tal como é reconhecido pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.[4]Frequentemente estão presentes disciplinas que podem sobrepor o processamento de energia e o processamento de informações, como por exemplo, eletrônica industrial.